Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Flores da Vida

Caminhem com o Quico e o Ventor entre as flores

Caminhem com o Quico e o Ventor entre as flores

Flores da Vida

Flores Lindas

Flor na serra de Soajo, em Adrão
Flor na serra de Soajo, em Adrão
Flores na serra de Soajp, em Adrão
Flores na serra de Soajo , em Adrão

Lince Ibérico em Perigo de Extinção

Foto tirada da Net
11
Fev08

As Mimosas

Ventor

Já aqui tenho falado de mimosas e até, às vezes, chamo mimosas a certas espécies de acácias que nos apresentam flores muito semelhantes às mimosas, pelo menos ma cor.

 

 

Vejam aqui: Mimosas, na serra de Sintra

 

Ou aqui: no Cantinho do Gold

 

Normalmente, a serra de Sintra, está invadida por essas espécies de acácias e, todos nós, continuamos a chamar-lhe mimosas.

 

Mas claro que, para quem conhece as mimosas sabe que não  o são. Porém, a sua cor amarela, tal como as mimoseiras, enfeitam a serra, neste caso a de Sintra, ou outras serras, como lá pelo Norte, como acontece com a encosta de Stª Luzia, em Viana.

 

 

Mimosas e o Ventor, caminham lado a lado

 

Mas acho que devemos chamar os bois pelos nomes e as mimosas têm um nome distinto das outras acácias e, portanto, à mesma beleza, à mesma cor, os nomes adequados. Em cerca de 1300 espécies de acácias, há pelo menos uma que se chama mimoseira ou mimosa.

 

É uma beleza ver as encostas verdes tornarem-se de amarelas e olhar aquelas manchas, ao longe, ou andar a esfregar o nariz por aqueles pólens amaraelinhos, e ouvir os insectos, com predominância das abelhas, tocarem-nos aquelas belas músicas que só eles sabem. Tudo isto são momentos de paz neste mundo conturbado!

 

 

Tive um cão por companhia a observar as mimosas comigo

 

Sintra e a sua serra, são, realmente, uma bela franja que encantam quem as visita. Nunca me canso de afirmar isto porque é uma realidade viva! E também nunca me canso de fazer por lá a grande parte das minhas caminhadas.

 

Claro que a serra de Sintra não tem nada a ver com a rudeza das minhas montanhas lindas! As minhas montanhas lindas são o estado puro com que a Natureza nos brindou, e depois têm alguns nichos em que o homem interferiu, às vezes muito mal. Se preferirem, foi Deus que fez as minhas montanhas lindas mas, a serra de Sintra é toda ela intervencionada pelo homem e acho eu, apenas a estrutura é natural. Para além disso, as espécies autótenes debatem-se, numa luta atrós, pela sua sobrevivência. Aquela praga invasora de espécies vindas de outros mundos torna-se bela à vista, mas deixa-nos apreensivos.

 

 

Disparei enquanto pude porque as mimosas que encontro são de difícil acesso ...

 

Mas isso é conversa para especialistas e eu sou apenas um leigo que admira, ou não, o mundo que me envolve não deixando de apreciar aquilo que, a meus olhos, se torna belo.

 

 

... ou em propriedades privadas. Alguém, tal com o eu gostará de as ter por companhia

 

Isto sim, são mimoseiras!

E são bem diferentes das anteriores. Também as há na serra de Sintra, mas não tantas como as outras acácias.


Em todo o mundo há flores lindas, como as minhas Flores de Inverno ou Flores da Vida mas, não ofuscam as flores das minhas Montanhas Lindas

Uma urze branca

2017-09-28 16-37-27_0358.jpg

1 comentário

Comentar:

CorretorEmoji

Notificações de respostas serão enviadas por e-mail.


Eu sou Pilantras - o Ticas. Já aprendi com o Ventor que, pintores famosos sonharam e personificaram a Primavera. Cheguei a pensar que só o Ventor o fazia

Vamos caminhar com as flores e a Primavera como diria Carl Larsson
Também Botticelli, personalizou a Primavera nesta bela pintura que nos figura Flora
Louise Abbéma pintou assim Flora e com esta pintura representou a Primavera

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.