Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O Ventor entre as Flores

Caminhem com o Quico e o Ventor entre as flores

O Ventor entre as Flores

Caminhem com o Quico e o Ventor entre as flores

09 08 09_1163.jpg

Flor na serra de Soajo, em Adrão

Flor na serra de Soajo, em Adrão

Flores na serra de Soajp, em Adrão

Flores na serra de Soajp, em Adrão

field-of-poppies.jpg


Não há nada mais belo que caminhar num campo de flores


11.02.08

As Mimosas


Ventor

Já aqui tenho falado de mimosas e até, às vezes, chamo mimosas a certas espécies de acácias que nos apresentam flores muito semelhantes às mimosas, pelo menos ma cor.

 

 

Vejam aqui: Mimosas, na serra de Sintra

 

Ou aqui: no Cantinho do Gold

 

Normalmente, a serra de Sintra, está invadida por essas espécies de acácias e, todos nós, continuamos a chamar-lhe mimosas.

 

Mas claro que, para quem conhece as mimosas sabe que não  o são. Porém, a sua cor amarela, tal como as mimoseiras, enfeitam a serra, neste caso a de Sintra, ou outras serras, como lá pelo Norte, como acontece com a encosta de Stª Luzia, em Viana.

 

 

Mimosas e o Ventor, caminham lado a lado

 

Mas acho que devemos chamar os bois pelos nomes e as mimosas têm um nome distinto das outras acácias e, portanto, à mesma beleza, à mesma cor, os nomes adequados. Em cerca de 1300 espécies de acácias, há pelo menos uma que se chama mimoseira ou mimosa.

 

É uma beleza ver as encostas verdes tornarem-se de amarelas e olhar aquelas manchas, ao longe, ou andar a esfregar o nariz por aqueles pólens amaraelinhos, e ouvir os insectos, com predominância das abelhas, tocarem-nos aquelas belas músicas que só eles sabem. Tudo isto são momentos de paz neste mundo conturbado!

 

 

Tive um cão por companhia a observar as mimosas comigo

 

Sintra e a sua serra, são, realmente, uma bela franja que encantam quem as visita. Nunca me canso de afirmar isto porque é uma realidade viva! E também nunca me canso de fazer por lá a grande parte das minhas caminhadas.

 

Claro que a serra de Sintra não tem nada a ver com a rudeza das minhas montanhas lindas! As minhas montanhas lindas são o estado puro com que a Natureza nos brindou, e depois têm alguns nichos em que o homem interferiu, às vezes muito mal. Se preferirem, foi Deus que fez as minhas montanhas lindas mas, a serra de Sintra é toda ela intervencionada pelo homem e acho eu, apenas a estrutura é natural. Para além disso, as espécies autótenes debatem-se, numa luta atrós, pela sua sobrevivência. Aquela praga invasora de espécies vindas de outros mundos torna-se bela à vista, mas deixa-nos apreensivos.

 

 

Disparei enquanto pude porque as mimosas que encontro são de difícil acesso ...

 

Mas isso é conversa para especialistas e eu sou apenas um leigo que admira, ou não, o mundo que me envolve não deixando de apreciar aquilo que, a meus olhos, se torna belo.

 

 

... ou em propriedades privadas. Alguém, tal com o eu gostará de as ter por companhia

 

Isto sim, são mimoseiras!

E são bem diferentes das anteriores. Também as há na serra de Sintra, mas não tantas como as outras acácias.


Em todo o mundo há flores lindas, como as minhas Flores de Inverno ou Flores da Vida mas, não ofuscam as flores das minhas Montanhas Lindas

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.