Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O Ventor entre as Flores

Caminhem com o Quico e o Ventor entre as flores

O Ventor entre as Flores

Caminhem com o Quico e o Ventor entre as flores

09 08 09_1163.jpg

Flor na serra de Soajo, em Adrão

Flor na serra de Soajo, em Adrão

Flores na serra de Soajp, em Adrão

Flores na serra de Soajp, em Adrão

field-of-poppies.jpg


Não há nada mais belo que caminhar num campo de flores


23.07.07

As Acácias


Ventor

Tal como os jacarandás, também as acácias enfeitam o nosso mundo.

 

Não sei se os jacarandás poderiam ser considerados acácias. O meu conhecimento de botânica é quase nulo. Apenas gosto de tudo o que é belo!

E tenho de reconhecer que as acácias, pelo menos algumas, são belas. São mesmo muito lindas.

 

 

Mimosas da serra de Sintra

 

Todos conhecemos as mimoseiras e é quase impossível não gostar delas. Quando passo na serra de Sintra, no tempo das mimoseiras em flor, eu fico a admirá-las intensamente.

Ora a mimoseira é uma das cerca de 1.300 espécies de acácias das quais, 950 serão de origem australiana e, a mimoseira é uma delas. É aquilo a que chamam uma acácia negra! As suas flores são de um amarelo intenso, vulgarmente conhecido por, um amarelo canário. Ela apenas é negra devido às sementes pretas no interior das suas vagens. Essas sim, negras!

 

 

Estas também são mimosas de Sintra

 

Mas aqueles que já tiveram oportunidade de observar as mimoseiras em flor, saberão como é lindo caminhar à sombra das belezas amarelas das suas flores. Para além disso, as acácias são muito importantes porque são conhecidas como fixadoras de nitrogénio ou azoto, ceca de 78% do ar atmosférico.

 

 

Acácia florida, em Belém

 

Há alguns dias, numa das minhas caminhadas por Belém, estive a apreciar as acácias que por lá enfeitam aquele jardim de amarelo, nos fornecem lindas sombras em dias de calor e, ao vê-las, recordei-me das cidades de Moçambique que eram embelezadas pela sua presença constante ao correr das suas avenidas. O verde e amarelo era o tom dominante. Também me recordo dos jacarandás que existiam em algumas delas, e especialmente Lourenço Marques que era conhecida como a cidade das acácias floridas. Daí eu achar que, bem ou mal, chamavam acácias aos jacarandás!

 

 

Flores de acácia, também de Belém

 

Também sei que a sua beleza dá para esfriar um pouco a raiva que lhe temos pelo facto de serem invasoras e destruidoras da flora autóctene. Conheço muito poucas das cerca de 1.300 espécies de acácias. De facto, o meu conhecimento limita-se às mimoseiras, às austrálias e a poucas mais que vão infrestando algumas zonas por onde passamos. Também sei que há acácias que nos oferecem flores de outras cores, mas para mim, a cor predominante das acácias tem sido, de facto, o amarelo.

 

 

Flores de Belém. Há dias voltei lá, mas as flores já tinham ido com o tempo. Fiquei triste por, no espaço de 15 dias, terem desaparecido mas, normalmente,  coisas lindas são efémeras 


Em todo o mundo há flores lindas, como as minhas Flores de Inverno ou Flores da Vida mas, não ofuscam as flores das minhas Montanhas Lindas

13 comentários

Comentar post